CINE SEVEN COM NOVOS PREÇOS ! Vote no filme que deseja ver na enquete na página exclusiva para o Cine Seven. Clique e veja como participar do filme !

#Inspiração - Ilustrador brasileiro Will Murai

A possível nova identidade visual da HP.

Incríveis ilustrações 3D #inspiração

Postado por Pâmella Barros | | 0 comentários

HARMONIA DAS CORES

As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou sobrepostas, e que produzem esquema de cores atrativas.O círculo cromático pode ser utilizado de forma de ajudar na escolha de cores e combinações harmônicas. Para utilizar bem as cores harmônicas, é aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria de cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor de escala tonalidade, luminosidade e saturação.

Harmonia Monocromática: É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores.
A harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. Estas harmonias luzem simples e elegantes, de fácil percepção ao observador especialmente quando se trata de tons azuis e verdes. A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto e branco, no entanto pode ser difícil quando se utiliza esta harmonia, ressaltar os elementos mais importantes.

Pontos positivos: A harmonia monocromática é simples de utilizar e sempre luz balançada e visualmente apelativa.
Pontos negativos: A harmonia monocromática carece de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.

Fica a dica:

  • Quando realizar um trabalho com harmonia monocromática, utilize as luzes, sombras e tonalidades da cor principal para tornar mais interessante o trabalho.
  • Experimente o esquema análogo; ele oferece certas nuances ainda mantendo a simplicidade e elegância da harmonia monocromática.


Harmonia Análoga: É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Uma cor é utilizada como a dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.

Pontos positivos: As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto às monocromáticas, no entanto são mais ricas.

Pontos negativos: As harmonias análogas carecem de cor de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.

Fica a dica:

  • Evitar a utilização de muitos tons numa harmonia análoga, porque poderia destruir a harmonia.
  • Evitar a combinação de cores frias e quentes na mesma harmonia.

Harmonia Complementar: É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo, vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. E importante a quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante, e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo, utilizar uma cor para fundo e a outra para destacar os elementos de importância.

Pontos positivos: A harmonia de contraste oferece uma combinação de alto contraste ideal para atrair a máxima atenção do espectador.
Pontos negativos: Esta harmonia é mais difícil de balançar que as harmonias análogas ou monocromáticas, especialmente quando são utilizadas cores quentes não saturadas.

Fica a dica:

  • Para melhores resultados, é aconselhável escolher cores frias e cores quentes, como por exemplo, azul e laranja. Se estiver a utilizar uma cor quente (vermelho ou amarelo) para ressaltar, é aconselhável utilizar uma cor fria não saturada para dar mais ênfase à cor quente.
  • Evitar para esta harmonia a utilização de cores não saturadas quentes, como castanhos e ocres. Utilizar o esquema duplo complementaria já que oferece mais variedade.

Harmonia Triádica: É a harmonia onde usamos três cores igualmente distantes no circulo cromático. Por exemplo, azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente. Esta harmonia é muito popular entre os artistas porque oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo em que conserva o balanço e a riqueza das cores. Esta harmonia não é tão contrastante como o esquema de complementares, mas aparece mais balançado e harmonioso.

Pontos positivos: Esta harmonia triádico oferece alto contraste mantendo a harmonia.

Pontos negativos: Não é um esquema de tanto contraste como o esquema complementar.

Fica a dica:

  • Escolher uma cor para ser utilizada em maiores áreas que as restantes
  • Se a combinação tem aspecto de mau gosto, tente domina-las