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#Inspiração - Ilustrador brasileiro Will Murai

A possível nova identidade visual da HP.

Incríveis ilustrações 3D #inspiração

Postado por Luciano | | 0 comentários



Quando se fala em Briefing, se pensa logo em um formulário para ser preenchido com os dados do cliente e o trabalho a ser desenvolvido, mas é somente nisso? Não, pra se fazer um briefing tem alguns pontos principais.

Mas antes de começar com os pontos principais, você precisa entender do que se trata essa palavra, como tem varias traduções possíveis, na verdade pode ser resumir que é um conjunto de informações coletadas em uma “reunião” para se desenvolver um trabalho, que pode ser dito que seja um roteiro para se criar uma solução para o cliente.
Quando bem elaborado se torna uma peça fundamental para elaborar uma pesquisa de mercado, adaptando as necessidades do cliente.

Muitos se perguntam por que é muito difícil criar um briefing, tem varias soluções para essa resposta, mas defino duas delas.  As pessoas se limitam na criatividade simplesmente acreditam que não pode criar, isso é um erro, o erro maior, ter medo de errar (errou? vai lá faz de novo), o segundo é não anotar coisas que juga não ser necessário, mas que fazem total diferença.

Modelo ideal?

É difícil definir um modelo ideal, já que cada empresa ou agência possui um modelo moldado para se encaixar as necessidades de cada negocio.

Por onde começar?

O primeiro passo de um briefing inicial para o planejamento, é não se esquecer de fazer perguntas que darão ênfase para a criação. Há mas pra quer perguntas deixa o cliente só falar, isso não dever ser feito, porque ele cria uma série de expectativas que podem não ser atendidas, causando uma enorme frustração.

O modelo

Como não tem um modelo ideal pra cada necessidade, você pode adaptar um a sua necessidade, abaixo tem um guia básico de um briefing:

Nome da empresa:
(nome da empresa que solicitou o projeto);

Nome do projeto ou campanha:
(nome da campanha e slogan);

Data de realização:
(data definida para ser entregue);

Objetivos do projeto:
(tudo o que a empresa quer alcançar com o projeto);

Objetivos do negócio:

Objetivo desta comunicação:

Detalhes do projeto:

Estratégia:

Público alvo:

Estratégia do projeto:
(como vai ser motivação com o publico alvo, e como vai ser a maneira de agir com isso);

Vantagem competitiva:
(porque eles iriam escolher o seu produto ou serviço em vez de outros);

Mensagem chave:
(qual o benefício importante para o cliente);

Suporte:
(quais as provas que suportam a mensagem chave);

Obrigações:
(elementos devem ser incluídos no trabalho como gráficos e logos);

Oportunidades:

Pontos fracos:

Pontos fortes:

Cenário Atual:
(cenário do mercado atual);

Empresas competitivas:

Orçamento:

Data do briefing:

Conceitos criativos apresentados:
(ideias que o cliente passou pra o desenvolvimento do trabalho);

Participaram da elaboração deste documento:
(nomes de todos os envolvidos);

É agora?
Mãos à obra modifique o briefing, o adapte a sua necessidade, há, mas faltou um modelo pronto pra eu ver. Apesar de ser um briefing online que é mais “difícil” de elaborar, o blog dos desafios conta com desafios semanais, que trazem um briefing novo a cada semana desafiosevencg.blogspot.com vale a pena conferir de se desafiar.