Postado por
Thiago Chaves
| |
Não fosse o seu propósito mercantilista, hoje a publicidade poderia ser considerada uma nova forma de expressão artística. Alguns anúncios revelam uma criatividade fantástica e um enorme refinamento gráfico. Impossível não sentir empatia com o produto anunciado e o consequente apelo ao consumo ou fazer tal produto que não serve pra nada, ser o melhor do mundo.
Mas a publicidade nem sempre tem como intuito principal a venda de um produto, ela também pode ser divertida ou polêmica, pode tentar conscientizar ou emocionar. Podemos dizer que o foco da publicidade é chamar a atenção de quem a vê.
Várias campanhas são realizadas diante de projetos que visam informar a sociedade, buscar alternativas ambientais, campanhas contra drogas, violência ou como nos exemplos abaixo, contra pedofilia e o consumo inconseqüente de álcool.
Trago aqui para vocês algumas imagens e explicações sobre como foram feitas, pode servir como referência para projetos
- Termos Sociais:
|
O
jornal Propaganda e Marketing propôs as agências de São Paulo que
criassem peças sobre o tema "Cidade Limpa" por conta do aniversários da
cidade... eles
só não imaginavam a ambiguidade que isso causaria... foi possível a
criação de outra publicidade em cima disso, pois não havia lugar melhor a
ser escolhido... |
- Formas Inovadoras
|
Foto 1 |
|
Foto 2
Essas duas fotos foram tiradas nas Montanhas Russas do Hopi Hari, essa publicidade foi feita para mostrar porque as escadas rolantes nunca param... E no caso, nunca para pois usa pilhas Duracell. Ou no caso, que até mesmo nas escadas rolantes você pode ir preparando a sua diversão, e na Foto 1 mostra pessoas nas escadas como se estivesses realmente já nas montanhas russas. Mais uma prova que mídias diferentes podem ser exploradas e dão um resultado genial.
|
|
- Termos polêmicos
|
Outdoor relativo à nova campanha publicitária da Marthé + François Girbaud (uma casa de moda parisiense), que incendiou a opinião pública utilizando sua exibição em Itália. A imagem possui inegáveis semelhanças ao famoso (e tornado polémico) quadro de Leonardo DaVinci, A Última Ceia. Só que desta vez, para os focos da moda |
|
|
´."O...o gat...o gato na cas... DANE-SE isso, eu vou ser uma striper."
Esta pode ter várias interpretações, como uma menina loira sempre vira stripper, ou que muitos jovens desistem hoje dos estudos e procuram uma vida mais fácil, como no caso, virar uma stripper ..
|
- Formas engraçadas
|
O menino em troca de dar uma Pepsi para o Salva-vidas, consegue atender a loira que está no chão. |
|
No canto da imagem podemos ver escrito: "Flores seriam uma ideia melhor"
Faz uma alusão ao presente que a senhora teria recebido, no caso, uma caixa com um palhaço que pula da caixa quando aberta e dando um susto. O anuncio sugere que uma ideia melhro seria dar uma flor de presente, porém, sugere de forma engraçada. |
- Formas Realistas
|
Essas duas não tem muito o que falar né ? haha. Simplesmente SENSACIONAL. |
- Alguns Alertas:
|
Anti-Fumo, onde a fumaça do cigarro é uma caveira |
|
Alcoolismo, onde o nível doAlcool (morte e vida) é comparado ao medidor de gasolina de um carro (cheio de vazio) |
|
Contra as drogas |
|
Contra a pedofilia: "Apague a luz e ajude a acabar com o medo que a Aninha tem. Pedofilia, você pode não ver mas está acontecendo."
|
|
Contra a violência, seja ela verbal ou física. |
Categories: