CINE SEVEN COM NOVOS PREÇOS ! Vote no filme que deseja ver na enquete na página exclusiva para o Cine Seven. Clique e veja como participar do filme !

#Inspiração - Ilustrador brasileiro Will Murai

A possível nova identidade visual da HP.

Incríveis ilustrações 3D #inspiração

Postado por Pâmella Barros | | 0 comentários

CORES


A cor está presente na nossa vida, em tudo que nos rodeia e é constantemente aprendida e assimilada por nós. É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre nós, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e conseqüentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.


Conceitos Importantes:

Matriz ou Tom: é o fator diferencial de uma cor que se especifica com um nome e o que definem em relação os outros. Por exemplo, amarelo, verde, violeta, vermelho, etc. são matizes e tons. Para se mudar de o matiz ou tom de uma cor, acrescenta-se outro tom, assim, obtém variações gradações ou tonalidades.

Tonalidade: define variantes de um tom ou matiz (ou seja, de uma cor) relacionadas com a sua saturação ou luminosidade ou como resultado da proporção das cores que fazem parte ou que das que se juntam. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado, são diferentes tonalidade do verde, mas também são tonalidades da mesma categoria de verdes obtida da cor pura.

Grau ou valor de uma cor: termo que tem a ver com a “escala de valores”, utiliza-se para descrever que tão claro ou escuro é uma cor, refere-se à quantidade de luz percebida. O valor é o grau de claridade ou obscuridade de uma cor.

Círculo cromático: são baseadas em cores puras. Para cada cor, existe no entanto, versões claras e escuras. Estas tonalidade podem ser reconhecidas em termos como sombras, quando referirmos as cores escuras ou profundas. Simboliza basicamente que são cores pouco iluminadas que são obtidas por adição da cor preta a cor pura. De igual forma existe a versão clara da cor, conhecidas como cores pastéis, cores pálidas, tons claros. À medida que se agrega mais preto, se intensifica tal obscuridade a cor e se obtém um valor mais baixo. À medida que se agrega mais branco a uma cor se identifica a claridade da mesma, se obtendo valores mais altos.

  • Curiosidade: Duas cores diferentes (como o vermelho e o azul) podem chegar a ter o mesmo valor ou tom, se consideramos o conceito como o mesmo grau de claridade ou obscuridade com relação à mesma quantidade de branco ou preto que contenha segundo cada caso.


** Espero que gostem! E terá continuidade tema cores em próximas postagens!