-"Designer gráfico" - não é só dado ao cara que mexe em computador, sim aquele que é formado em desenho industrial. Que se organiza em duas areas: Programação Visual e Projeto do Produto, sendo que tais habilitações, apesar de funcionarem separadamente, possuem uma estruturação curricular semelhante.
Trabalham a formação humanística (historia da arte, sociologia, antropologia, psicologia, semiótica, etc...) até a formação lógica (matemática, física, computação, etc...)
-Sistemas de representação
Visam o desenvolvimento das linguagens de representação das idéias e produtos criados (disciplinas de desenho, plástica, computação gráfica, etc...)
-Disciplinas de formação técnica/tecnológica
Visam o conhecimento dos sistemas de produção dos produtos, sejam estes bi ou tridimensionais.
-Disciplinas projetuais
Exercitam a criação em si, com o desenvolvimento prático de produtos ou sistemas de comunicação ( seis disciplinas de projeto e um projeto de conclusão de curso)
-PROGRAMAÇÃO VISUAL:
Trabalha com a relação entre usuário e o sistema de informação, atuando desde a criação destes sistemas até sua produção final.
-ÁREAS DE ATUAÇÃO
O programador visual (designer gráfico) cria produtos bidimensionais, abrangendo desde a diagramação de um folheto até a comunicação visual através de um sistema de sinalização, passando pela criação de uma identidade visual (logotipo e suas aplicações), planejamento gráfico de livros, revistas, jornais, cartazes e peças gráficas em geral, soluções visuais para padronagens de tecidos, programas de TV, cinema, cd-room e internet.
-MERCADO DE TRABALHO
Indústrias de embalagens, departamentos de produtos, departamentos de marketing, indústrias gráficas, jornais, editoras, agências de publicidade, departamentos de arte em emissoras de televisão, produtoras de vídeo, entre outros.
-PROJETO DO PRODUTO :
Trabalha com a relação entre usuário e o produto tridimensional, atuando desde a criação destes produtos em seus aspectos funcionais, ergonômicos e estéticos, até sua produção industrial.
-ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Projetista de Produtos (designer de produtos) cria produtos tridimensionais, projetando novos objetos que pertençam ao cotidiano do ser humano. Exige, portanto, grande interação com outras áreas da produção do produto.
Cria desde objetos mínimos, como um parafuso, até formas complexas, como equipamentos variados e automóveis, passando por mobiliário, embalagens, vestuário, brinquedos, eletrodométicos, etc.
-MERCADO DE TRABALHO
Indústrias de diversas áreas, onde produtos são, além de produzidos, criados e desenvolvidos. Existem escritórios de design especializados em desenvolvimento de produtos.
por Marco Aurelio - Estagiario