Olá pessoal, aqui é a estagiária Helena!
Em minha primeira postagem no blog eu trago a vocês a quase utópica impressora 3D, uma impressora que por fora parece uma grande máquina de café, mas após a inicialização da impressão, objetos incríveis ganham forma como num passe de mágica e com a rapidez que todo profissional (ou as pessoas comuns) desejam.
Este é um equipamento que nos permite imprimir todo tipo de coisa, desde um simples (simples?!) brinquedo, até uma ornamentada e trabalhosa peça industrial.
O equipamento não é uma grande novidade nos mercados industriais, as altas industrias já a utilizavam para a impressão de moldes de polímero ou gesso do objeto na fase de prototipagem, porém agora elas estão também disponíveis em mercados comuns, a preços ainda altos mas que com o tempo com certeza abaixarão, pois no começo é assim, do mesmo jeito que foi no lançamento de televisores de plasma ou de DVD’s e hoje quase todo mundo tem em casa. Inicialmente estas impressoras tinham o custo de trinta mil dólares, o que hoje já foi grandemente reduzido a cinco mil dólares (ta de brinks?), mas vocês podem achar que ainda está caro do mesmo jeito, mas pense do outro lado; imagine-se dando uma festa para o seu filho, não será mais necessário comprar brindes imprima-os em casa e mande as crianças colorirem! Será uma diversão para a festa e os convidados ainda poderão dizer que eles fizeram seu brinde do jeito que eles queriam!
FUNCIONAMENTO
É necessário apenas que o projeto esteja em um programa que lide com imagens 3D, como o Maya por exemplo, depois é só mandá-lo para impressão sem nenhuma complicação ou impedimentos.
O fabricante deve então visualizar com agilidade seu projeto para encontrar falhas para questões de segurança (tanto do profissional quando do cliente). Depois é só colocar para imprimir e (PUF!) você tem um objeto 3D em alguns minutos (ou horas dependendo da proporção do objeto).
O melhor de tudo é que no processo de impressão não são utilizados produtos tóxicos, e ainda há a facilidade da retirada das bordas sobressalente com uma simples pinça, ou meta o dedão que sai também! E o seu trabalho continua intacto!
As impressoras possuem duas tecnologias diferentes; uma delas possue a constituição tradicional onde é feita a sobreposição de diversas lâminas de polímeros, coladas por seus cartuchos especiais em cada camada, podendo escolher a cor de sua peça final dentre cinco opções. E a segunda consiste na aplicação de jatos do material em pó por meio de um cartucho de impressão, que são unidos de forma seletiva por outro cartucho com conteúdo adesivo. Esta é a tecnologia de impressão tridimensional mais rápida existente atualmente, além de ser também a única que permite a aplicação de finalização colorida nos objetos.
- A PERFEIÇÃO
Não fique você pensando que a impressora imprime apenas objetos desagregados, elas também imprimem peças extremamente complexas e juntas, como engrenagens, dobradiças e etc.
- EMPRESAS COMEÇAM A CONCORRER
Como esta é uma tecnologia inovadora e revolucionária, as empresas correm para utilizá-la e colocarem seus produtos rapidamente sob demanda, empresas como a Activision já a utilizam para que os jogadores de Guitar Hero construam seus personagens on-line e os encomendem, e até mesmo controles especiais e guitarras já passaram nos testes de aprovação popular. Outra empresa que também utiliza esse equipamento é a Bandai, empresa de jogos e brinquedos, cuja série de brinquedos Gudams rodam todo o mundo e são impressos nesta impressora.
- UTOPIA?
Muitas pessoas (os caras lá de cima) tem receio destas impressoras irem parar nas mãos dos consumidores comuns, pois eles pensam que assim os consumidores não comprariam mais seus produtos, porém eu vou mais além! Por que não imprimir uma impressora 3D apartir de outra? Não ela inteira, mas peça a peça, até formar uma nova?
Simplesmente porque tudo isso já foi pensado, ainda deve haver a interferência humana para que tudo isso não se torne um tipo de Matrix ou uma nova SKYNET, assim as peças metálicas, placas e alguns componentes da impressora não podem ser impressos por ela (até podem, mas seriam apenas peças figurativas), mas eu ainda acho que isso é só uma questão de tempo.
EMPRESAS QUE AS OFERECEM
ObjetA empresa possui os três tipos de impressoras com as tecnologias distintas já mostradas aqui, sua linha de produtos possue tamanhos variáveis para o gosto de cada consumidor. Você pode visuaçizar mais no site da empresa:
Dimension
A empresa possui quatro modelos básicos, sendo oferecido ao cliente um questionário para que seja feita a melhor escolha. Você pode visualizar mais no site da empresa:
http://www.dimensionprinting.com/
É atualmente a empresa com a melhor oferta no mercado, ela possui um modelo que custa cinco mil dólares, com a tecnologia de aplicação de camadas. Veja mais no site da empresa:
http://www.desktopfactory.com/
Fabjectory
Diferentemente de todas as outras empresas ela não é especializada na produção de impressoras 3D, e sim no serviço de transformar objetos virtuais em bonecos e brinquedos. Veja mais no site da empresa:
Sisgraph
Esta já é a representante brasileira do grupo, a Sisgraph é a primeira empresa a vender essas potentes máquinas aqui no brasil, quer uma? Visite o site deles:
http://www.sisgraph.com.br
Bom pessoal é isso, caso alguém compre uma destas super máquinas, pode imprimir um Optimus Prime que pra mim, que eu aceito!