Fala ae galera, esse é o meu primeiro post, irei falar sobre um assunto que eu gosto muito, HTML. Este texto eu tirei de várias pesquisas na web.
A quinta revisão do HTML tem um objetivo muito funcional e com muitas interações que antes não eram possíveis. Vejo o HTML 5 como uma linguagem universal para a padronização da semântica. Com certeza ele não veio para atrapalhar, por mais que navegadores renomados ainda não disponham de suporte para tal linguagem. E sabemos quão difícil é a migração de navegadores através dos usuários normais, como é o caso do IE6 para o IE7. Hoje há possibilidade de fazer o código funcionar nos navegadores através de um arquivo .js.
Antes de criticar, vamos conhecer as suas principais mudanças.
– cabeçalho da página ou de uma seção (não confundir com a tag < head >);
– cada seção do conteúdo;
– um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
– o rodapé da página ou de uma seção;
– o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
– conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).
– cada seção do conteúdo;
– um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
– o rodapé da página ou de uma seção;
– o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
– conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).
– usado para associar uma legenda a uma imagem, vídeo, arquivo de áudio, objeto ou iframe;
< /figure >
< legend > < Figura > 1. Esquema de uma página em HTML 5 ;
< canvas >– através de uma API gráfica, irá renderizar imagens 2D dinâmicas que poderão ser usadas em jogos, gráficos, etc;
< audio > e < video >– usados para streaming (transmissão pela internet) de áudio e vídeo. É uma tentativa de criar um padrão em todos os navegadores como acontece hoje com as imagens.
Etc.
< canvas >– através de uma API gráfica, irá renderizar imagens 2D dinâmicas que poderão ser usadas em jogos, gráficos, etc;
< audio > e < video >– usados para streaming (transmissão pela internet) de áudio e vídeo. É uma tentativa de criar um padrão em todos os navegadores como acontece hoje com as imagens.
Etc.
Lendo um “guia de aprendizado rápido para HTML5”, em meio à tantas outras informações que recebo todos os dias a respeito (desde jogos à músicas), percebi que além das diversas sinalizações quanto à nova estrutura que os códigos html vão apresentar, vai ficar cada vez mais claro que o trabalho do Htmler ou Front-End Engineer estará diretamente ligado à arquitetura de exibição de informação, já que no HTML5 vamos agrupar as informações de acordo com a sua relevância tanto para o usuário, quanto para os mecanismos de busca.
Aproveitando, deixo a primeira dica: este processo vai exigir que seja realizado um estudo sobre a importância e a hierarquia das informações e como elas devem ser exibidas no site, por isso caro desenvolvedor, ampliar seu leque para conhecer o gigante mundo da arquitetura de informação para websites, pode ser um grande diferencial em seu currículo.
Além disso, conhecer um pouco melhor o conteúdo do site, sem limitar-se à ao “Loren Ipsun” no HTML5, auxiliará na construção da semântica do código e numa comunicação mais direta com os mecanismos de busca, como por exemplo, conseguir perceber mais claramente se numa lista usaremos os tipos UL, OL ou DL, levando em consideração principalmente a ordenação e subordinação das informações na tela e na leitura dos mecanismos.
Em termos técnicos no html5, teremos a tag
Neste caso, o exemplo que podemos citar são os sidebar’s com banners ou informações de atendimento à clientes ao lado do conteúdo principal e por fim e não menos importante, as tags